quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Programa Polis

O programa Polis foi a mais relevante intervenção de requalificação urbanística e ambiental alguma vez feita na cidade de Bragança. Esta intervenção integrou um ambicioso plano de modernização e qualificação da cidade, incluindo o centro histórico e a cidade contemporânea e que envolveu diversos projectos entre os quais a intervenção Polis.
Há sete anos os esgotos da cidade eram directamente descarregados nos rios Fervença e Sabor e havia ainda oitenta e seis ruas em terra batida. Os poucos jardins existentes não estavam cuidados, o trânsito e o estacionamento eram um martírio diário para os cidadãos. A construção do Corredor Verde do Fervença constituía um sonho da câmara e uma esperança desde há anos dos Bragançanos.
O projecto do Corredor Verde do Fervença teve como objectivo a valorização da presença deste rio na cidade, através da requalificação da zona ribeirinha e de uma área verde envolvente que estende até ao parque urbano, permitindo a fruição de todo o espaço privilegiado inserido na malha urbana.
A zona histórica, por seu lado, foi objecto duma intervenção visando a requalificação dos espaços públicos, a reabilitação das infra-estruturas e o ordenamento e da circulação viária e pedonal, evidenciando preocupações com a qualidade arquitectónica das soluções e com a preservação do património arqueológico existente.